UNIDADE DE ESTUDO 04

TERMÔMETROS

         O instrumento que mede a grandeza temperatura é o termômetro. O primeiro termômetro foi construído há três séculos e meio, pelo sábio italiano Galileu Galilei (1564-1642).

         Atualmente, existem vários tipos de termômetro. Os mais conheci­dos consistem num tubo de vidro longo e delgado, com um reservatório na parte inferior (bulbo), onde fica contido mercúrio (que é o único me­tal líquido sob temperatura ambiente) ou álcool. Quando se trata de ter­mômetro com reservatório de álcool, para que se possa distinguir o ál­cool é costume tingi-lo com um corante, em geral vermelho.

         O funcionamento de um termômetro geralmente se baseia na dila­tação dos líquidos (e você sabe que dilatação é aumento de volume pro­vocado por aquecimento). Então, colocando o termômetro em contato com um corpo, este cede ou recebe calor do termômetro, até que ambos atinjam o equilíbrio térmico. Com a troca de calor, o volume do líquido contido no termômetro varia, marcando assim a temperatura numa es­cala graduada.

ESCALAS TERMOMÉTRICAS

         Geralmente os termômetros apresentam uma linha graduada que  indica o valor da temperatura. Essa graduação recebe o nome de escala termométrica.

         Existem várias escalas termométricas, dentre as quais iremos estu­dar: a Celsius, apresentada pelo astrônomo sueco Anders Celsius (1701-1744); a Fahrenheit, proposta pelo físico alemão Gabriel Daniel Fahrenheit (1686-1736); a Kelvin, inventada pelo físico e lorde britânico William Thomson Kelvin (1824-1907).